sábado, 12 de abril de 2008

Módulo isolador funciona?



De um lado, especialistas da área de eletrônica e engenharia elétrica dizendo que estabilizadores são dispensáveis ou até mesmo contra-indicados; de outro lado, usuários que não abrem mão do uso. Quem está certo?

Computadores e aparelhos eletroeletrônicos modernos realmente podem ser alimentados diretamente na tomada.

Por outro lado, quanto mais complexos forem os circuitos eletrônicos existentes em um aparelho, mais sujeito ele fica a sofrer danos provocados por surto de tensão.

Não é demais fazer uso de um protetor contra surto. É até mesmo bastante recomendado que se faça. O Brasil é um país com alta incidência de queda de raios e, volta e meia, queima um modem, uma impressora, uma fonte de alimentação ou outro componente em conseqüência disso.

Aqueles que não abrem mão do uso de estabilizador de tensão devem pelo menos observar, na hora da compra, se o estabilizador atende à norma NBR14373:2006, do INMETRO, que entrou em vigor em janeiro de 2008.

Lojas que têm produtos mais antigos em estoque ainda podem vendê-los, porém esgotou-se o prazo para os fabricantes.

Agora eles podem oferecer somente estabilizadores que estejam de acordo com as novas regras. Todos os produtos que atendem a essa norma devem conter o selo amarelo compulsório em sua embalagem.

Para usuários de estabilizadores, a nova norma é importantíssima. Ela tornou obrigatória que o estabilizador incorpore um filtro de linha, proteção contra surto e desligamento automático caso a rede elétrica esteja fora das condições de operação. A norma ainda exige que os estabilizadores tenham sensor de potência contra sobrecarga e um aumento da faixa de tensão.

Os estabilizadores também devem ser, obrigatoriamente, true RMS.
A norma, entretanto, peca por não definir parâmetros para a proteção contra surto, pois este é o elemento de fato relevante na proteção elétrica de um computador. Tão importante, que o usuário pode tranquilamente dispensar o estabilizador e usar tão somente um bom filtro com proteção contra surto.

O Módulo Isolador Estabilizado G3 da Microsol

O Módulo Isolador da Microsol não é propriamente um estabilizador. Ele será melhor definido como um transformador isolador.

Um transformador serve, como diz o nome, para transformar tensão. Ele pode transformar uma tensão mais alta em tensão mais baixa ou vice-versa.

Um transformador é constituído de circuitos eletromagnéticos, geralmente com um núcleo de chapas de aço e um enrolamento. Sua função é separar galvanicamente a tensão de entrada da tensão de saída. Transformadores isoladores têm dois enrolamentos.


Os enrolamentos ficam separados ao redor de um núcleo magnético responsável pela transferência de energia.
Muita gente no Brasil faz uso de estabilizadores bivolts como transformadores de tensão, utilizando-os para ligarem produtos eletrônicos que funcionam em 110V na rede de 220V.

O Módulo Isolador Microsol é basicamente isso: Um enorme e pesado transformador isolador de tensão. O Módulo, porém, traz recursos e funções suplementares, como veremos abaixo.

5 comentários:

Unknown disse...

Eu acrédito que funcione e bem,pois não vi ninguém se queixando....

Unknown disse...

Isso mesmo Bruno os clientes sao o nosso termômetro positivo ou negativo.

Marino disse...

Os clientes são destes produtos são os ignorantes da questão isso sim.
A mais de sete anos que não uso (estabilizadores ou coisa parecida) mas, apenas um Filtro de Linha.

Marino disse...

Quem vende (armas, bebidas ou cigarros) jamais dirá que não presta para nada!

Marino disse...

Se as Fontes de alimentação dos computadores pode trabalhar em 110v @ 240v porque ou para que devo fazer uso de um dispositivo que apenas transforma ou converte os 220v para 110v?

Inútil é o Estabilizador!