
As três novas GPUs utilizam tecnologia de 55 nm, e a empresa prevê lançá-las no mercado durante o próximo mês. O destaque da R680 é por conter dois núcleos de processamento gráfico, cada um deles apresenta as mesmas especificações que o processador RV670. Anteriormente várias empresas encararam sem sorte projetos de GPUs duais, mas AMD confia em poder mudar essa história.
O novo processador gráfico R680 da AMD pode parecer semelhante da GPU R600, mas em lugar de apresentar um grande núcleo de 80 nm, está composto por dois núcleos de 55 nm. Embora os representantes da AMD não reportassem que o R680 esteja conformado na realidade por dois núcleos de GPU RV670 colocados numa mesma placa, a empresa confirmou que cada núcleo possui as mesmas especificações que o processador RV670.
O núcleo gráfico RV670, anunciado em novembro passado junto do processador Phenom, é a primeira placa gráfica para PCs desktop desenvolvida em 55 nm. A AMD não posiciona esta placa como uma placa gráfica de alto nível, embora a mídia se declarasse o RV670 como o melhor produto da AMD do ano 2007.
Além de anunciar o seu R680, a empresa realizou rápida menção dos seus núcleos RV620 e RV635. Esses núcleos são praticamente iguais aos anteriores RV610 e RV630, mas estão baseados na tecnologia de 55 nm da AMD.
As três novas GPUs estão previstas para serem lançadas no mercado no próximo mês.
A tecnologia de GPUs duais não é coisa nova.
A família de placas Voodoo 5, da companhia 3dfx, também utiliza os processadores múltiplos para conseguir sua performance relativamente alta. Também Asus, Gigabyte, Sapphire, HIS e PowerColor desenvolveram configurações de GPUs duais para cada processador gráfico disponível, porém todos esses projetos foram abandonados devido aos longos tempos de desenvolvimento e à pequena demanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário